Gótico ou Gothic (do latim medieval gotticu) é o adjetivo que designa o que é proveniente, relativo, criado ou usado pelos Godos, o povo germânico.
Além de seu significado original, o vocábulo ganhou modernamente a conotação de "duro, bárbaro". A palavra gótico tem sido usada desde o século XVIII para se referir a coisas diferentes, distintas.
O gótico designa uma fase da historia da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, politico e religioso em conjugação com valores estéticos e filosoficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Este movimento cultural e artistico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do seculo XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença, quando a inspiração classicaquebra a linguagem artística até então difundida.
Terminologia GoticaAté as atualidades, a origem do termo "gótico" é um mistério; existem muitas teorias à respeito: algumas razoáveis mas outras muito polêmicas. Ao longo da história, o termo foi adotado como uma gênero de diversas manifestações artísticas e culturais.
Originalmente, o termo descende da língua gótica que era falada pelos godos, povo germânico considerados bárbaros que tornaram-se extintos em aproximadamente 700 d.C.. Durante seus primórdios, o estilo era conhecido como 'Estilo Francês' (Opus Francigenum), mas após o final da Renascença, surgiu o então termo 'gótico' como um insulto ao estilo arquitetónico que dominou todo o Continente Europeu e ganhou notoriedade graças à Igreja Católica, durante a Baixa Idade Média.Este termo surgiu durante meados de 1550 no livro Le Vite de' più Eccellenti Pittori, Scultori e Architettori, de Giorgio Vasari como um insulto estilístico. O livro baseava-se na divisão das eras artísticas preconizada por Lorenzo Ghiberti: áurea da Arte clássica, declínio desde Constantino e a partir de Giotto, a Renascença.
O gótico (estilo) teve seu desenvolvimento na Europa ocidental, por isso a sua enorme fascinação com as catedrais e cemitérios.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_g%C3%B3tica
Nenhum comentário:
Postar um comentário